Entre em contato com um de nossos especialistas!

Lixo na pia: conheça medidas de segurança contra insetos

Nada pior do que encontrar insetos em casa, especialmente em ambientes que demandam maior higiene, como a cozinha. Esses bichinhos indesejáveis podem comprometer a salubridade do cômodo, e o preparo dos alimentos. Para te auxiliar na prevenção e combates a essas pragas residenciais, preparamos algumas boas dicas. 

Livre-se das moscas

Para se livrar das moscas, as melhores medidas são simples e preventivas. O ideal é manter o quintal limpo, remover qualquer dejeto de animais, deixar o piso da cozinha seco e higienizado, manter o lixeiro bem fechado e não deixar o lixo acumular demais. Outra estratégia, extremamente importante, é colocar telas nas janelas e portas.

Livre-se dos mosquitos

Os mosquitos, além de afetar a higiene da casa, podem causar problemas de saúde. Diante disso, vale a pena combatê-los a todo custo. A estratégia das telinhas nas portas e janelas também funciona. Manter o quintal devidamente higienizado é outra medida inteligente, e eficaz. Segundo especialistas, em casos mais extremos é possível usar repelentes químicos e inseticidas, seguindo as orientações dos fabricantes.

Livre-se das formigas

Primeiramente, feche as frestas que você encontrar no piso e na parede. Para tanto, utilize sabão em barra, silicone ou cimento branco. Caso as formigas estejam saindo das tomadas, jogue uma fina camada de talco de bebê, pois esse produto fecha as entradas de ar dos insetos. Outra solução doméstica que afasta as formigas da cozinha é não deixar açúcar e doces expostos, além de espalhar cravos da índia em pontos estratégicos do ambiente. Por fim, ao levar plantas novas para o cômodo, redobre os cuidados, afinal as formigas adoram fazer ninhos dentro dos vasos de plantas.

Livre-se das baratas

Não há nada mais desagradável do que baratas circulando pela cozinha, certo? Para evitar que isso aconteça na sua casa, nunca leve compras dentro de caixas usadas de papelão. Normalmente as baratas grudam bolsas de ovos nessas caixas. Também, não deixe vasilhas sujas de um dia para o outro na pia. Por serem insetos noturnos, as baratas podem se sentir atraídas pela sujeira.

Dicas extras

Depois da limpeza da cozinha, borrife vinagre nas janelas, na entrada e nos balcões do cômodo. Essa solução caseira é muito eficaz;

Para impedir a ocorrência de dengue, não deixe água parada na sua casa;

Se quiser eliminar as baratas, misture partes iguais de açúcar granulado com bicarbonato de sódio. Depois, é só colocar essa mistura em pratinhos descartáveis, e espalhar pela cozinha;

Colocar folhas de louro dentro dos armários da cozinha, afasta os insetos;

Para espantar moscas, corte limões ao meio, e espete cravos na fruta. Depois é só colocar em pontos estratégicos. É tiro e queda;

O cheiro de naftalina não é muito agradável, mas esse produto ajuda a combater moscas e baratas;

Se os problemas com insetos já estiverem insustentáveis na sua casa, recorra à dedetização.

Aprenda como evitar insetos e não tenha mais dor de cabeça

Limão ou laranja

Uma das formas de afastar mosquitinhos da sua cozinha é usando frutas cítricas. Em geral, os insetos não gostam do cheiro forte dessas frutas, e tendem a ficar longe da sua cozinha. Para usar, corte-as, e as esquente no micro-ondas por alguns segundos. Assim, o odor ficará mais evidente, e deixará os bichinhos longe por mais tempo.

Frutas cítricas + cravo-da-índia

Uma ideia de inseticida natural, e baratinho, que promete evitar insetos na sua cozinha. Para fazer, coloque os cravos-da-índia em rodelas de limão e laranja. Deixe em um local onde há maior incidência de mosquitos, ou em pontos de maior corrente de ar.

Cravo-da-índia + vinagre

Que o vinagre é um dos produtos queridinhos na hora da limpeza todo mundo já sabe, mas e seus benefícios contra insetos? A mistura do líquido com o cravo-da-índia faz verdadeiros milagres! O cheiro ácido tirará qualquer infestação, e distanciará muitos animais que podem fazer da sua cozinha, um novo lar.

Borrife vinagre

Depois de limpar sua casa, passe um pano úmido com vinagre nas superfícies da cozinha, principalmente próximos aos locais que mais aparecem insetos. O mesmo processo pode ser aplicado nas frutas. Após lavá-las e colocá-las no local adequado, é só borrifar um pouquinho do produto nelas. Isso não vai prejudicar o sabor, e aqueles mosquitinhos irão fugir do cheiro e da acidez.

Plantas aromáticas

Você sabia que ter algumas plantas aromáticas em casa já pode ajudar a afastar mosquitinhos e insetos? Lavanda, manjericão, louro, entre outras, exalam um cheirinho sutil que os mantém longe. Além da cozinha, espalhe algumas das opções por outros cômodos. Seu efeito será muito mais efetivo e duradouro.

Rotina de limpeza

De nada adianta todas essas ideias se a rotina de limpeza não for mantida! A cozinha é um dos locais que mais sujam durante a semana e o ideal é que você limpe, tire o lixo, lave a louça e passe um pano úmido com vinagre todos os dias, além de, claro, não deixar as frutas amadurecendo por muito tempo do lado de fora da geladeira.

Guarde alimentos corretamente

Quem disse que organizar a despensa é algo complicado? Muito pelo contrário! Com algumas dicas de higienização é possível alcançar resultados incríveis e em pouco tempo. Primeiramente, faça uma limpeza profunda, tirando todos os alimentos e conferindo as validades.

Depois, separe por categorias, do doce ao salgado, dos mais utilizados aos menos, e posicionando nas prateleiras de melhor acesso. Use e abuse de potes, etiquetas, cestas e caixas. Não esqueça que nada pode ficar aberto, então, sempre tenha prendedores – ou o famoso pregador – para vedar os produtos corretamente.

Mantenha frutas e legumes protegidos

Nada de deixar a fruteira exposta. Quanto mais o alimento estiver maduro, maior será o odor, que, consequentemente, atrairá visitantes indesejados. Por isso, tenha o costume de cobri-los com papel, pano ou tela. Caso seja muito necessário, uma última alternativa é enrolá-los em plástico-filme.

As dicas também valem para manter formigas, aranhas e baratas bem longe da sua casa.

O que são as pragas urbanas?

Pragas urbanas são os insetos que atacam tanto na cidade quanto no campo, causando algum tipo de dano à saúde das pessoas que ocupam o espaço no qual elas se proliferam. 

Vamos falar de algo ainda mais grave: a ocorrência de doenças letais como a dengue, o Chikungunya e o Zica Vírus, todos problemas de altíssimo risco, causados por um mesmo mosquito, o já conhecido Aedes Aegypti, que também passa a febre amarela.

Os terríveis sintomas podem ser evitados quando você sabe quais medidas deve tomar para manter os insetos longe de casa. Detritos de barata, picadas de escorpião e infecções trazidas por formigas estão em pauta, além da ação das aranhas.

O que atrai os insetos para casa?

O verão não é só sinônimo de dias ensolarados na piscina. Ele também faz lembrar dos insetos inconvenientes dentro de casa. Pois é, segundo especialistas, o clima quente e úmido faz com que as pragas saiam das suas tocas naturais e busquem alternativas.

Uma das primeiras questões que devem ser abordadas ao explicarmos tal fato é a chuva: geralmente, ela alaga os esconderijos dos insetos e os obriga a procurar abrigos — que podem ser na sua casa. Outros dois pontos que colaboram naturalmente para a entrada dos insetos no ambiente doméstico são:

  • aumento da umidade do ar;
  • crescimento acelerado da vegetação.

Vale lembrar que, além de se esconderem na sua casa, esses bichos também podem se alimentar e se reproduzir no ambiente — causando uma estressante proliferação.  

Como eles se proliferam?

Já sabemos que o verão auxilia no aparecimento das pragas (sem contar a umidade e vegetação crescida). Mas você conhece quais são os fatores que aceleram a multiplicação dos insetos? O acúmulo de lixo e materiais orgânicos nos arredores das casas é o ponto alto para o aparecimento de insetos em geral. Saiba que os terrenos poluídos e com lixo exposto correspondem a um “banquete” aos insetos e seus filhotes.

Combinando os pontos anteriores, você já pode imaginar o resultado: baratas, ratos, moscas e diversos outros insetos “fazendo a festa” na sua casa, com a proliferação e transmissão de grandes problemas para a sua saúde.

Quais são os problemas causados pela presença dos insetos?

A presença das pragas significa, além de tudo, um problema de saúde pública. Há diversos inconvenientes relacionados à proliferação dos insetos. Desde as baratas e ratos, protagonistas das maiores preocupações das donas de casa, até as “inofensivas” formigas, todas as pragas ofertam riscos à saúde das pessoas. Saiba mais abaixo!

  1. Diarreias e alergias

Um bom exemplo que se pode citar é o problema com baratas. Além de causarem horror a muitos de nós, elas são responsáveis por doenças e sintomas um tanto quanto incômodos. Ao ingerir alimentos que foram consumidos pelas baratas, mesmo que a quantidade alcançada por elas seja pequena, você está vulnerável a sofrer alergias e diarreias.

  1. Alergias, coceiras e infecções

Outro inseto que vemos com muita frequência dentro de casa é a formiga. Embora elas pareçam não simbolizar perigo, por serem geralmente minúsculas, em suas patas, estão concentrados muitos focos de doença: bactérias, micróbios e fungos.

Entre os maus que elas podem causar, podemos citar infecções estomacais e intestinais, além de alergias e coceiras. As formigas são ainda vetores de uma circunstância que pode levar à morte: a infecção hospitalar.

  1. Paralisias e óbito

Citamos dois dos insetos mais comuns em casa, mas, caso você more em uma região com bastante vegetação e seu lar tenha predisposição para acolher esses intrusos, até mesmo escorpiões podem aparecer, fora de seu habitat e escondidos em troncos de árvore, por exemplo, levando a sérias preocupações e, o mais grave de tudo: óbito por envenenamento.

Quem tem pets precisa se preocupar duplamente com as pragas: o veneno de um escorpião, por exemplo, pode paralisar um bicho de pequeno porte. Lembre-se de que ele atua diretamente no sistema nervoso central. Por esses e todos os motivos que citamos, fazer o controle de insetos e prevenir o aparecimento deles é a melhor ideia.

Mais dicas sobre as baratas

  1. Como eliminar baratas no ralo

Essa dica é simples e você vai — finalmente! — parar de ser surpreendido com as baratas saindo do ralo. Não há restrição de local para executar a dica, essa técnica pode ser aplicada em todos os ralos da sua casa.

Você vai precisar dos seguintes itens:

  • 1 par de luvas;
  • 1 escova de limpeza de vaso sanitário;
  • 500 ml de vinagre de álcool;
  • 250 ml de detergente;
  • 5 colheres de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 500 ml de água sanitária.

Agora, veja o passo a passo para acabar com o problema:

  • abra a tampa do ralo em questão;
  • espalhe detergente por todo o ralo, incluindo as laterais;
  • remova toda a gordura e lodo incrustados no ralo, contando com a ajuda da escova;
  • enxágue a região com bastante água;
  • derrame água sanitária no ralo, não se esquecendo dos lados;
  • derrame o vinagre da mesma forma;
  • finalize a sessão espalhando as colheres de bicarbonato.
  1. Como espantar baratas no armário

Não importa o cômodo em que as baratas se apresentem — é certo que isso vai causar, no mínimo, um pouco de nojo. As dicas a seguir podem ser aplicadas nos armários da cozinha, banheiro e até no guarda-roupa. Sabemos como esses seres são inconvenientes, então, vale a pena se precaver antes mesmo de alguma barata dar as caras.

É importante ressaltar que as soluções apresentadas a seguir são paliativas, ou seja, elas não matam as baratas, só as afastam do local em questão.

Veja algumas boas opções para afastar essa praga dos seus armários:

  • borrifar uma solução de álcool com cravo-da-índia;
  • acrescentar folhas de manjericão ou mudas da planta no armário ou nas proximidades;
  • deixar alguns potinhos com óleo de lavanda nas prateleiras;
  • espalhar folhas de alecrim ou de louro pelos móveis.

Agora você já sabe como acabar com as baratas, porém, pode ser que uma ou outra apareçam no seu terreno. Para se prevenir desse inconveniente, vale tomar alguns cuidados básicos, além de manter a limpeza do perímetro.

Veja as principais precauções:

  • tampe as frestas e buracos;
  • instale redes de proteção nos ralos que não puderem ser fechados;
  • mantenha o lixo bem fechado;
  • não deixe restos de comida expostos.


  • Rio de Janeiro
  • São Gonçalo
  • Duque de Caxias
  • Nova Iguaçu
  • Niterói
  • Belford Roxo
  • São João de Meriti
  • Petrópolis
  • Magé
  • Itaboraí
  • Mesquita
  • Teresópolis
  • Nilópolis
  • Queimados
  • Maricá
  • Itaguaí
  • Japeri
  • Seropédica
  • Rio Bonito
  • Cachoeiras de Macacu
  • Guapimirim
  • Paracambi
  • Mangaratiba
  • Vassouras
  • Tanguá
  • Paty do Alferes
  • Miguel Pereira
  • São José do Vale do Rio Preto
  • Mendes
  • Engenheiro Paulo de Frontin